É isso mesmo, nessa época do ano, devido a mudança do clima a nossa pele pode ficar mais seca e desidratada e para quem já tem a pele seca é muito importante hidratá-la ainda mais e para quem tem a pele normal e oleosa se engana ao pensar que não precisa hidratar a, pele OLEOSA também precisa de hidratação SIM.
Existem vários fatores que podem agredir a pele nessa época, e um deles é o banho quente que muitas pessoas fazem questão de tomar, não é mesmo? A queda de temperatura, a umidade do ar e a diminuição de ingestão de água também estão diretamente ligadas a AGRESSÃO e a tendência a deixar a pele mais seca.
Geralmente a pele fica mais esbranquiçada, sem brilho e em alguns casos, algumas áreas do corpo podem rachar e até mesmo causar leves ferimentos.
Para que isso não aconteça, o ideal é utilizar os produtos corretos para cada tipo de pele, então vamos lá:
A pele é classificada em 4 classes, NORMAL, MISTA, OLEOSA e SECA e cada uma delas requer um tipo de cuidado especial.
PELE NORMAL
Essa é a mais fácil de cuidar e tratar. O ideal é usar um sabonete líquido neutro para o rosto, pois o pH da pele do rosto é diferente do restante do corpo. Você pode realizar a limpeza do rosto ao acordar, realizar a hidratação (creme a base de Vitamina C é uma ótima opção) e não esquecer do uso do filtro solar que é indispensável mesmo nessa época do ano.
No final do dia, após o banho você pode realizar novamente a limpeza da pele e hidratá-la novamente com o creme a base de Vitamina C.
PELE MISTA
Tem a capacidade de apresentar a zona T mais oleosa, que é a região da testa, nariz e queixo e o restante do rosto tende a ser mais seca, então o recomendado é o uso de um sabonete específico para esse tipo de pele, que vai estar agindo na área oleosa diminuindo a oleosidade e na área mais seca proporcionando a hidratação.
Uma dica muito importante que deve ser sempre analisada na hora da hidratação é a base em que a fórmula deve ser desenvolvida e nesse caso, formulações com bases gel creme são as ideais e o filtro solar o escolhido também tem que ser para o seu tipo ideal de pele, nesse caso para peles mistas.
No final do dia você pode lavar novamente o rosto com seu sabonete, e realizar novamente a hidratação.
PELE OLEOSA
Nessa, o cuidado tem que ser redobrado, pois dependendo do produto utilizado a tendência é deixá-la mais oleosa ainda e os cravos e espinhas podem aparecer, então pra você que sofre com a acne, talvez o problema pode ser o tipo de produto que você está utilizando.
O ideal é acordar e lavar o rosto com sabonete com ativos que vão diminuir a oleosidade da pele, existem inúmeros ativos naturais que diminuem a produção de sebo e um deles é o Extrato de Hamamelis, que eu amo de paixão e indico muito aqui na farmácia.
Lembrando que mesmo as peles oleosas precisam de hidratação e para que não tenha erro, o ideal é utilizar ativos que promovam a hidratação da pele em formulações em que a base seja em gel ou cremes oil free, ou seja, livres de óleos, o mesmo deve ser levado em conta na hora de escolher seu filtro solar.
Geralmente quem possui a pele oleosa na hora do almoço é necessário realizar a higienização novamente, então nada melhor do que usar novamente seu sabonete e retocar o filtro solar. Após o banho o sabonete deve ser utilizado novamente (ele vai ser o seu herói, você vai ver, rs) e a hidratação também DEVE ser feita.
PELE SECA
Essa é a que vai precisar de mais cuidados nesta época do ano. A hidratação deve ser redobrada, pois se a pele do rosto já é seca, a do corpo tende a ficar muito mais, então não deixe ela de lado, use e abuse dos hidratantes. Para os pés, produtos a base de Uréia são ótimos e evitam as temidas rachaduras, ainda mais se você for Diabético, a dificuldade de cicatrização é ainda pior, então se puder evitar é muito mais fácil de cuidar.
Para o corpo a Glicerina e os óleos vegetais vão fazer toda a diferença. O rosto precisa dos demais cuidados que os outros tipos de pele, o sabonete não se faz necessário o uso todos os dias, você pode intercalar o seu uso, dia sim dia não ou optar por sabonetes que contenham ativos que também ajudem na hidratação.
Nem precisa falar que é FUNDAMENTAL o uso de hidratante, para que a pele não fique com aspecto ressecado, opaca, muitas vezes avermelhada e podendo até causar “feridinhas”. O Filtro solar pode ser em creme pois além de proteger do sol, já vai ajudar na hidratação também e antes de dormir é só hidratar novamente.
Aproveitando que nesse período a exposição ao sol é menor e também devido a diminuição da incidência dos raios solares, você pode usar um clareador noturno e realizar procedimentos estéticos para eliminar aquelas manchinhas que insistem em te acompanhar, isso vale para todos os tipos de pele (entraremos mais afundo em outro artigo).
O seu rosto é seu cartão de visitas, então lembre-se sempre de cuidar muito bem dele, como sempre falo, a prevenção é sempre a melhor opção, pois depois de causado o problema, fica muito mais difícil tratar.
Essas foram algumas das minhas dicas de hoje, espero que tenham gostado.
Em breve estarei com um novo assunto pra vocês, até a próxima.